Header Ads

Clube Esportivo União volta à Primeira Divisão após 37 anos

Apenas dois anos depois de retornar ao futebol profissional, o Clube Esportivo União está de volta à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense. A vitória de 1 a 0 sobre o Iraty na noite desta quinta-feira (06) garantiu a vaga e o direito de disputar a final da Divisão de Acesso contra o Maringá. A última vez que Francisco Beltrão teve um representante da divisão principal do estado foi em 2006 com o Francisco Beltrão FC, e agora onze anos mais tarde o futebol beltronense volta a figurar na elite do Paraná. Em 1979, há exatos 37 anos, o União confirmava contra o Cascavel a vaga na primeira divisão, e agora o fato se repete para o verdadeiro resgate da credibilidade do futebol no município.

Torcedores de Francisco Beltrão e de vários municípios da região se concentraram no estádio Anilado para ver o jogo histórico e a energia das arquibancadas na noite fria de inverno era tão intensa, que um resultado diferente não passava pela cabeça dos quase 3.500 torcedores. O jogo não era fácil, havia muita coisa em disputa e nenhuma das equipes poderia se dar ao luxo de errar e pagar um preço alto. Pela estrutura e organização dentro e fora de campo, o União foi merecedor da vitória e do acesso que veio através do gol de cabeça do gigante Fornazari aos 32 minutos do segundo tempo.

Melhor durante os 90 minutos, o União não se desesperou para conseguir o gol, porém a ansiedade era nítida, tanto que vários impedimentos foram marcados ainda no primeiro tempo, e um gol de cabeça de Casimiro foi anulado, segundo a arbitragem devido a posição irregular do zagueiro. Na segunda etapa o nervosismo nas arquibancadas não era transferido para os atletas, que mostraram muita maturidade ao criar várias chances de gol, mas sem se deixar a afobação tomar conta, conseguiram marcar depois que Leandrinho recebeu bola pelo lado esquerdo de frente para o barranco, cruzou alto para o atacante de 2,03 metros desviar no canto e anotar o único gol da partida.

Até o fim dos 90 minutos cada lateral era comemorado como um gol, cada bola afastada pela defesa virava motivo de vibração, e ao fim do jogo a emoção enfim tomou conta, pois o retorno à elite estava garantido. Agora serão pouco mais de cinco meses de planejamento para disputar a primeira divisão já a partir de janeiro de 2018, e que venham os gigantes do estado já que o União definitivamente voltou.

Via: PPNews - Foto: Adolfo Pegoraro

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.